Você tem uma banda mas não tem conseguido divulgar seu som de uma forma profissional? Foi pensando nisso que criamos uma lista que pode ajudar você a mudar essa realidade e iniciar uma jornada de sucesso com sua banda através da internet

Hoje em dia existem muitas bandas de qualidade por ai. São bandas que normalmente investem pesado em equipamentos, estúdio, mixagem, masterização, clipes, e quando jogam esse grande produto na internet, tem um resultado lamentável.

Isso se dá porque produzir um bom conteúdo hoje em dia não é o bastante, e essa é uma realidade que nem toda banda consegue perceber. Entendendo essa realidade, que talvez seja a sua, preparamos uma lista onde através da nossa experiência na internet ( Com mais de 8 anos nas redes sociais alcançando média de 70 mil pessoas por mês) podemos te mostrar pontos que talvez sua banda esteja falhando.

Antes de iniciar essa leitura, vale a pena pegar papel e caneta, anotar no bloco de notas do celular ou até mesmo tirar um print dessa tela. Pois todos os pontos que serão citados nessa lista são de total importância para iniciar a mudança que a sua banda provavelmente precisa e guia-los para uma jornada de sucesso dentro do mundo digital.

Vamos lá?

1 – MENTALIDADE EMPREENDEDORA

Esse é o primeiro passo, e não é um passo fácil de tomar. Enquanto vocês tiverem em mente que sua banda é apenas um hobby, os resultados dela serão como tal.

Para resultados profissionais, a banda precisa ter uma mente profissional. Toda banda é uma empresa, toda banda é uma marca, e isso precisa estar claro na mente de todos os integrantes.

No momento que a banda entende sobre esse profissionalismo, todas as decisões começam a ser tomadas nessa nova percepção de vida. E perguntas como “Como uma marca divulga seus produtos?” ou “Como uma empresa faz isso?” ou “Como podemos divulgar nosso som?” vão começar a fazer muito mais sentido. E automaticamente as soluções que antes eram distantes agora vão entrar na rotina da banda.

Mauro Henrique: "O ambiente religioso é maquiado, canto a minha ...
Mauro Henrique – Além de uma das maiores vozes do rock nacional é um dos artistas mais empreendedores do nosso meio.

Normalmente os membros das bandas são empregados em algum negócio local ou empresa. E lá existem regras, rotinas, horários, metas e diversas outras coisas que são necessárias para uma rotina produtiva. E é dentro dessa perspectiva que vocês precisam levar sua banda, seu som e sua missão. Chegou a hora que você virar a chave para ser uma banda de sucesso na internet.

Você vai entender que sua banda é uma empresa ou vai brincar de ser banda pro resto da vida?

2 – QUEM É O SEU PÚBLICO?

Todo trabalho sério necessita de estudo do público alvo. Imaginando que você tenha uma banda de Rock Cristão (mas serve pra qualquer outro exemplo), saber que as pessoas possivelmente são cristãs e curtem rock é algo óbvio e muito superficial.

Perguntas simples como “O que elas gostam?” ou “O que elas procuram na internet?” tem que ser respondidas para conhecermos melhor com quem estamos se comunicando. Essas são só algumas perguntas que precisam ser respondidas nesse momento.

Não existe pessoa, marca, empresa ou banda que consiga abraçar o mundo inteiro. Por mais que a bíblia fale do “PREGAI A TODA CRIATURA”, você vai sempre se conectar com uma parcela da sociedade, e isso não é um problema.

Dentro do marketing o termo “subnicho” é usado muitas vezes para descrever exatamente isso. Aqui você vai afunilar o máximo do seu público a ponto de descobrir o máximo do seu comportamento tendo a possibilidade de ilustra-lo criando uma persona ou avatar.

Esse é o Davi, nossa principal persona. Reparou que ele está usando uma camiseta da Marvel? Não é atoa. Grande parte dos seguidores do RC curtem a Marvel, e você que está lendo essa mensagem provavelmente também.

Se você nunca ouviu falar em publico alvo, persona ou avatar, isso pode ser um sinal de que você precisa começar a estudar agora.

3 – A IMPORTÂNCIA DO NETWORKING

Networking seria participar de uma rede de contatos com pessoas do mesmo segmento. Na internet tudo muda a todo instante, e você ter uma convivência, mesmo que pela internet com outros artistas, bandas e produtores vai ser importante pro seu aprendizado diário.

Ter um dia a dia compartilhando informações mútuas vai ajudar a evitar erros e economizar tempo nos processos. Como diz o ditado popular, tempo é dinheiro.

Um dos problemas das pequenas bandas é ser apenas um sanguessuga, e infelizmente eu não estou falando daquela música animal do Fruto Sagrado. O networking é feito de compartilhamento mútuo. Ninguém tem obrigação de te passar experiências, dicas e outras coisas. Por mais que ajudar o próximo seja um dos ensinamentos do cristianismo, não se apegue a isso nesse momento. Estamos falando de marca, banda e empreendedorismo.

Abaixo você confere um vídeo que demostra um networking bem feito. Conhecemos o Sidônio em uma viagem feita em novembro para São Paulo, e acompanhamos o trabalho dele desde então. Ele trabalha com nomes de peso como Mauro Henrique, O Muro de Pedra entre outros. Depois desse primeiro contato e algumas mensagens tivemos a oportunidade dessa live, no qual geramos um conteúdo de enorme valor que foi útil pra ele, pra Habrok Music, pro Rock Cristão e pra todas as bandas que assistiram todas as dicas de peso.

Networking gera contratos, shows, indicações e aprendizagem, não ignore essa parte.

4 – VALIDAÇÃO

Apesar das dicas acima, a validação sempre será necessária. Existem diversas estratégias de marketing na internet que podem te ajudar, mas as realidades entre as bandas podem ser diferentes. Pensando nisso o ideal é assim que possível, testar.

Muita gente falha nos dias de hoje no momento de colocar a mão na massa. E quando a gente diz sobre falhar, não estamos dizendo em errar a execução, mas sim de não executar.

Você só vai ter experiência com a prática. Então o segredo é, estudar, aplicar, ver os erros, estudar para consertar os erros, aplicar novamente.. e assim sucessivamente.

Talvez você não tenha um grande tempo nesse momento para se dedicar a esse serviço, que é necessário, então vale a pena estudar sobre terceirizar esse trabalho. Lembre-se que agora vocês são uma empresa, e empresas terceirizam trabalhos.

Se atente em não contratar apenas um designer, pois fazer uma arte bonita é apenas um de muitos processos dentro do marketing digital. Procure um profissional voltado para todos os processos de social media, e que tenha um vivência no ramo da música.

A imagem pode conter: 1 pessoa
Aby Guillermo

Por aqui nós temos a Aby Guillermo que faz parte da Equipe RC. Ela trabalha exclusivamente como Designer e Social Media. Ela faz parte da nossa equipe desde 2012 e com isso conhece muito bem como funciona esse cenário musical dentro do digital. Caso queira solicitar algum orçamento, clique <AQUI>


5 – ANÚNCIO PAGO

De que adianta ter a música certa, o publico certo, aprender as estrategias na prática e se limitar ao alcance que as redes sociais te dão? Felizes foram os usuários da internet do inicio da ultima década. Nós do Rock Cristão pegamos um pouco disso em 2012. Se tínhamos 10 mil seguidores, nosso conteúdo chegava para os 10 mil. Nosso crescimento nessa época foi como uma avalanche, mas infelizmente isso acabou.

É impossível você transformar sua banda em uma banda de grande sucesso se limitando no máximo aos 7% de alcance que as redes sociais te dão. Pode até existir outros casos específicos, como os conteúdos virais (aqueles que viralizam na internet e fazem com que você tenha um alcance muito além do normal). De fato isso pode acontecer, porém além de não ser costume em perfil de bandas, é algo raro que se acontecer com você será uma vez a cada dez meses, se você tiver sorte.

Empresas não contam com sorte, mas contam com estratégia, e dentro disso afirmamos, anuncio pago é necessário. Da mesma forma que empresas investem em marketing, propaganda, panfletagem, outdoor e uma série de outras coisas no mundo físico, no mundo digital não é diferente.

Existem uma grande falha das bandas hoje em dia que é investir todo o seu tempo e dinheiro no produto e esquecer como esse produto será entregue. Óbvio que uma boa gravação e um bom clipe são fundamentais, porém você deve concordar que se esse trabalho não alcançar o público, de nada serviu.

Um anuncio pago pode alcançar não só seus atuais seguidores em grande escala, mas ir atras de pessoas que tem o mesmo perfil e comportamento do seu atual público. Um anuncio feito por um profissional de trafego é um investimento muito certo para o crescimento da sua banda com qualidade.

Dentro do RC nós oferecemos um serviço de tráfego ideal para as bandas de Rock Cristão. Além de termos profissionais de tráfego qualificados, temos um público de mais de 125 mil pessoas qualificadas para consumir um conteúdo de Rock Cristão. Isso significa que além de você alcançar mais gente, você consegue divulgar diretamente para o publico certo.

Caso queira solicitar algum orçamento, clique <AQUI>

6 – APAREÇA ONDE SEU PÚBLICO ESTÁ

Como foi dito no conteúdo acima, sua marca precisa aparecer onde seu publico está. Imagine que você faça um anúncio em uma das maiores empresas de fast food do mundo, como o MC Donald’s. Apesar do MC Donald’s ter milhões de clientes, qual é a probabilidade deles curtirem rock, e ainda cristão?

Até existe uma piada que diz que o crente come muito (o que muitas vezes é verdade haha) mas nesse momento precisamos ter um pensamento estratégico. Quando estudamos nosso público conforme aprendemos na dica numero 2, conseguimos descobrir exatamente qual o melhor local pra você anunciar.

Você já parou pra pensar quem consome o conteúdo desse site? Essa resposta foi mais fácil do que responder o Enem né? Nosso publico alvo é exatamente as pessoas que ouvem Rock Cristão, e ter um anúncio fixo em um site que é consumido apenas por pessoas que curtem exatamente o que você toca é estar no lugar certo, na hora certa e com as pessoas certas.



A gente espera que essas dicas possam te ajudar a levar sua banda para uma jornada de sucesso através da internet. Reúna os membros da sua banda pois essa atitude é a primeira mudança para reerguermos uma cena forte no Brasil e movimentar o Rock Cristão.

Deixe seu comentário no final dessa publicação, e divulgue para os seus amigos que também desejam ver dicas para sua Banda. Você também pode receber nossas atualizações direto no seu whatsapp – clique <AQUI> e cadastre-se.